Apenas metade dos jovens da França e da Espanha acredita que a democracia liberal é a melhor forma de governo, com um apoio ainda menor entre os poloneses, segundo um estudo publicado pelo The Guardian nesta sexta-feira (4).
A maioria da geração Z da Europa - 57% - prefere a democracia a qualquer outra forma de governo. No entanto, as taxas de apoio variaram significativamente, chegando a apenas 48% na Polônia e somente cerca de 51-52% na Espanha e na França, sendo que a Alemanha tem a maior taxa, com 71%.
Mais de um em cada cinco (21%) preferiria um governo autoritário em determinadas circunstâncias não especificadas. Esse número foi maior na Itália, com 24%, e menor na Alemanha, com 15%. Na França, Espanha e Polônia, o número foi de 23%.
"Entre as pessoas que se consideram politicamente à direita do centro e que se sentem economicamente desfavorecidas, o apoio à democracia cai para apenas uma em cada três", afirma Thorsten Faas, cientista político da Universidade Livre de Berlin.
O estudo foi realizado em abril e maio. Mais de 6.700 pessoas com idade entre 16 e 26 anos no Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Grécia e Polônia responderam à nona pesquisa anual realizada pelo instituto YouGov para a Fundação Tui, que financia projetos dedicados à juventude na Europa.