
Putin e Trump conversam novamente por telefone: sobre o que falaram?

O presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com seu colega americano, Donald Trump, nesta quinta-feira (3).
A conversa, que durou quase uma hora, começou com Trump informando sobre o andamento das reformas tributária e imigratória no Congresso no seu país.
Putin desejou sucesso ao presidente americano e parabenizou-o antecipadamente pelo próximo Dia da Independência dos EUA, que será em 4 julho, conforme informou aos jornalistas o assessor presidencial russo, Yuri Ushakov.

Foi amplamente discutida a questão do Irã e do Oriente Médio em geral. O presidente russo enfatizou a importância de que todas as controvérsias, divergências e conflitos sejam exclusivamente resolvidas por meios políticos e diplomáticos.
Acordou-se entre as partes que seja mantido o contado entre dois países sobre essa questão por meio dos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e dos assessores presidenciais.
A crise russo-ucraniana foi abordada, com o presidente Trump pedindo o fim das hostilidades o mais rápido possível. Putin afirmou que Moscou continua buscando uma solução mediada para o conflito e informou seu homólogo sobre o andamento do comprimento dos acordos humanitários firmados na segunda rodada de negociações em Istambul.
Putin também expressou disposição por parte da Rússia em continuar as negociações com a Ucrânia.
"Nosso presidente afirmou que a Rússia se aterá aos objetivos que estabeleceu, ou seja, a eliminação de todas as causas fundamentais que levaram ao conflito atual, e que não desistirá deles", especificou Ushakov.
No que tange às relações bilaterais entre as duas potências, as partes confirmaram seu interesse mútuo em diversos projetos econômicos, incluindo exploração espacial e energia.
A conversa "transcorreu com o mesmo espírito" por ambas as partes e "foi franca, profissional e concreta", explicou o assessor.
Contatos Anteriores
A última conversa telefônica entre os líderes se deu em 17 de junho e, segundo Trump, na ocasião, o presidente russo se ofereceu para mediar o conflito entre Israel e o Irã após o ataque israelense ao país persa.
Dias antes dessa ligação, Putin e Trump também discutiram a escalada no Oriente Médio por telefone em 14 de junho. A conversa durou 50 minutos e, entre outros assuntos, os líderes discutiram o conflito ucraniano. Durante a conversa, Putin informou Trump sobre o cumprimento dos acordos firmados com Kiev na reunião de Istambul em 2 de junho.
