O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) deteve em flagrante uma jovem em São Petersburgo enquanto ela tentava cometer um ataque terrorista contra um funcionário de uma empresa de defesa.
A cidadã russa, nascida em 2002, foi presa enquanto tentava plantar explosivos sob o carro do alvo, informou o FSB em comunicado.
Foi aberto um processo criminal por "tentativa de terrorismo" e "aquisição, entrega, venda, armazenamento, transporte, repasse ou porte ilegal de explosivos". A suspeita está sob custódia.
Anteriormente, a jovem havia realizado outras tarefas atribuídas aos serviços especiais de Kiev: pintado inscrições pró-ucranianas em locais públicos na área de Moscou e tentado incendiar uma instalação de infraestrutura ferroviária.
Descobriu-se que a suspeita "por iniciativa própria contatou um agente de um serviço especial estrangeiro por meio dos aplicativos de mensagens Telegram e WhatsApp em junho de 2024, informando sobre sua disposição de participar de atividades de terrorismo e sabotagem em troca de ajuda para viajar e obter cidadania em um país da União Europeia", afirmou a agência.