Notícias

Fuzis russos Kalashnikov serão produzidos na Venezuela

Nova fábrica contará com linhas automatizadas, sistemas de testes balísticos e estrutura de apoio para operação em larga escala.
Fuzis russos Kalashnikov serão produzidos na VenezuelaSputnik / Nina Padalko

A estatal russa Rosoboronexport anunciou nesta quarta-feira (2) o avanço da construção de uma fábrica de munição na Venezuela, voltada à produção de cartuchos 7,62×39 mm para fuzis Kalashnikov. A planta deve passar a produzir também os rifles em ''um futuro próximo''.

A unidade terá capacidade nominal de até 70 milhões de cartuchos por ano, segundo comunicado oficial divulgado pela empresa.

O projeto faz parte dos movimentos de aprofundamento da cooperação técnica e militar entre Moscou e Caracas, que para o diretor executivo da Rostec State Corporation, Oleg Evtushenko, figura hoje como o ''principal parceiro'' da Rússia na América Latina.

"Em um futuro próximo, outros prédios de produção estão planejados para entrar em operação, o que garantirá um ciclo completo de produção de cartuchos Kalashnikov e rifles automáticos na Venezuela para o exército nacional, a polícia e outras agências de segurança", pontuou Oleg.

Segundo as autoridades, os testes realizados confirmaram que a produção atende aos padrões técnicos e às características prometidas, com cada linha de montagem capaz de gerar dezenas de milhares de cartuchos por turno.

A nova instalação ainda conta com uma infraestrutura de apoio composta por uma unidade para destruição de resíduos, áreas de armazenamento intermediário de componentes, um campo para testes de munição traçante, reservatório de combate a incêndios e outras instalações auxiliares.

  • A Venezuela já opera uma ampla variedade de armamentos russos, incluindo aviões de combate, helicópteros, veículos blindados, armas leves e os próprios fuzis Kalashnikov.