Notícias

Vídeos de cães reduzem estresse tanto quanto interação real, revela estudo

A descoberta oferece uma alternativa acessível para tratamentos que visam a melhora da saúde mental, especialmente em regiões remotas.
Vídeos de cães reduzem estresse tanto quanto interação real, revela estudoAnna Reshetnikova

Vídeos de cachorros reduzem níveis de estresse com eficácia comparável a encontros presenciais com cães de terapia, revelou um estudo recente das universidades de British Columbia e Brock (Canadá). A descoberta oferece uma alternativa acessível para tratamentos que visam a melhora da saúde mental, especialmente em regiões remotas.

Liderado pelo professor John-Tyler Binfet, o estudo analisou mais de 1.020 participantes entre estudantes e membros da comunidade que assistiram a vídeos de cinco minutos que mostravam cães de terapia e seus adestradores. Antes e após as sessões virtuais, os voluntários preencheram questionários que avaliaram seus níveis de estresse.

A iniciativa nasceu durante a pandemia, quando restrições sanitárias impulsionaram a busca por alternativas digitais.

Os resultados mostraram:

  • Redução significativa nos índices de tensão em todas as faixas etárias;

  • Efeito similar ao registrado em interações físicas com cachorros;

  • Nenhum agendamento ou interação humana são necessários para se obter os mesmos efeitos.

"Isso sugere que os módulos virtuais de conforto canino são um recurso eficaz, de baixo custo e acessível para quem busca apoio em saúde mental", explica John-Tyler Binfet.

Os pesquisadores planejam ainda adicionar técnicas psicológicas aos vídeos para potencializar efeitos, expandir o acervo com mais raças e cenários, bem como estudar o impacto em grupos específicos como idosos e profissionais de saúde.