O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (2) que conseguiu fechar um acordo comercial com o Vietnã.
"Tenho a honra de anunciar que acabei de concluir um acordo comercial com a República Socialista do Vietnã após uma conversa com Tho Lam, o altamente respeitado Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã", escreveu Trump em sua rede Truth Social.
Chamando o pacto de "Grande Acordo Cooperativo", Trump revelou alguns detalhes do trato: "O Vietnã pagará aos Estados Unidos uma tarifa de 20% sobre todos os produtos que entrarem em nosso território e uma tarifa de 40% sobre qualquer transferência de carga".
Em troca, disse Trump, o Vietnã daria aos EUA "acesso total aos seus mercados comerciais".
"Em outras palavras, eles abrirão seu mercado para os Estados Unidos, o que significa que poderemos vender nossos produtos no Vietnã com tarifa zero", disse o presidente.
Em 9 de julho, termina o período de 90 dias de suspensão de tarifas que o presidente dos EUA antecipou no início de abril para os parceiros comerciais de Washington.
As chamadas "taxas recíprocas" - que chegam a 50% - foram congeladas por 90 dias para permitir negociações e acordos sobre novas condições comerciais.
O presidente afirmou ao canal Fox News no domingo que não tem planos de estender a pausa de três meses nas tarifas para a maioria de seus parceiros comerciais.