
Dólar tem maior queda em mais de 50 anos, aponta NY Times

O dólar americano teve seu pior desempenho em mais de 50 anos no primeiro semestre de 2025, em parte devido às políticas comerciais do presidente Donald Trump, segundo informou o New York Times na terça-feira (2).
A moeda perdeu mais de 10% de seu valor nos seis primeiros meses do ano em comparação com a cesta de moedas dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos.
Essa é a maior queda no início de um ano desde 1973, quando as moedas estrangeiras deixaram de ser atreladas ao dólar.

O artigo atribui a atual desvalorização às altas tarifas comerciais, à preocupação com a inflação e ao aumento da dívida pública americana.
O dólar também "sofreu abalos devido à lenta diminuição da confiança no papel dos EUA como centro do sistema financeiro global", acrescenta.
Até a reeleição de Trump, os investidores o viam como alguém que favoreceria o crescimento econômico e as empresas, atraindo investimentos globais e aumentando a demanda pela moeda.
No entanto, os esforços do presidente para "reconstruir a ordem mundial com um impulso tarifário agressivo e uma política externa mais isolacionista" tem despertado preocupações desses mesmos investidores.
