
Alemanha financia produção de drones ucranianos usados em ataques contra civis na Rússia

O governo da Alemanha assinou um contrato para financiar a produção de mais de 500 drones ucranianos AN-196 Liutii de longo alcance, segundo fontes ouvidas pelo jornal Welt.
Com alcance estimado em 1.200 quilômetros e capacidade para transportar uma ogiva de cerca de 50 quilos, o modelo Liutii deve estar disponível nos próximos meses, segundo o veículo.
Drones do tipo foram usados no recente ataque das forças do regime de Kiev à cidade russa de Izhevsk, na República da Udmúrtia, que deixou ao menos três mortos e 45 feridos, vários em estado grave.
Um porta-voz do Ministério da Defesa da Alemanha confirmou que Berlim "assumiu o financiamento para a produção de armas de longo alcance", mas não revelou quais sistemas estão envolvidos, alegando que isso "permitiria tirar conclusões sobre as capacidades militares da Ucrânia".

No fim de maio, a Alemanha já havia anunciado o envio de 5 bilhões de euros em apoio a Kiev para a produção conjunta de armamentos de longo alcance.
Treinamento aos ucranianos
Paralelamente, o chanceler alemão, Friedrich Merz, revelou na terça-feira (1º) que discutiu com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, a possibilidade de treinar soldados para operar mísseis Taurus de longo alcance.
Merz destacou que, caso a Alemanha decida fornecer os Taurus, a operação será exclusiva das tropas ucranianas.
"Só uma coisa é certa, e repito aqui neste programa: a Alemanha não se tornará parte da guerra", disse o primeiro-ministro.
Moscou, no entanto, já havia declarado anteriormente que o "envolvimento direto" de Berlim no conflito "já é evidente".
