Notícias

Fávaro compara resposta do Brasil e EUA contra gripe aviária: lá, 'abateu 170 milhões de animais'

O ministro da Agricultura mencionou a resposta integrada de órgãos federais e estaduais no recente caso de gripe aviária.
Fávaro compara resposta do Brasil e EUA contra gripe aviária: lá, 'abateu 170 milhões de animais'Gettyimages.ru / Faga Almeida/UCG/Universal Images Grou

O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, destacou nesta terça-feira (1), durante evento de lançamento do Plano Safra 25/26, o papel do país no combate a doenças de animais, como a febre aftosa e a gripe aviária, destacando que a atuação brasieira permitiu inclusive auxiliar países vizinhos como Venezuela, Bolívia e Paraguai.

Fávaro parabenizou o reconhecimento do Brasil como livre da febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). "62 anos lutamos contra essa doença. Superamos isso com esforço coletivo: homens, mulheres, produtores, indústria frigorífica, governos estaduais e o governo federal", afirmou.

O ministro destacou que a atuação brasileira transpôs as fronteiras nacionais, ajudando "a vacinação na Venezuela, Bolívia, no Paraguai". Dessa forma, auxiliou os países vizinhos a também garantirem o status sanitário, "fundamental para a ampliação dos mercados mais exigentes".

Além da febre aftosa, Fávaro mencionou o caso da gripe aviária detectada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, como uma "oportunidade de mostrar como o sistema brasileiro é robusto e eficiente".

"O único caso não saiu dos limites da Granja que foi infectada. Um único caso que se restringiu ao abate de 17.000 animais", declarou sob aplausos, comparando com o abate de 170 milhões de animais pela doença nos Estados Unidos.