
Lula aguarda aval da Justiça argentina para visitar Cristina Kirchner em Buenos Aires

A defesa de Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina, entrou com um pedido junto ao Tribunal Oral Federal 2 (TOF 2) para que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, possa visitá-la durante sua estadia em Buenos Aires para a cúpula do Mercosul. A informação foi publicada pelo jornal argentino Clarín nesta terça-feira (1).
Cristina Kirchner cumpre pena de seis anos de prisão em regime domiciliar desde 17 de junho, após condenação no chamado Caso Vialidad, que a responsabilizou por favorecer o empresário Lázaro Báez em contratos de obras públicas durante seus mandatos.
Por ter mais de 70 anos, a Justiça argentina autorizou que o cumprimento da pena fosse feito em seu apartamento no bairro de Monserrat, na capital argentina.

De acordo com o Clarín, a solicitação apresentada ao juiz Jorge Gorini busca incluir Lula entre os nomes autorizados a visitar a ex-presidente. As visitas estão restritas a pessoas previamente listadas pela defesa, como familiares, advogados e médicos. A entrada de qualquer pessoa fora desse grupo requer autorização judicial formal.
Ainda segundo o jornal, o juiz responsável pela execução da pena analisa se a visita presidencial afetaria o regime de segurança na residência da ex-presidente, considerando a necessidade de coordenação entre a segurança de Lula e os responsáveis pela custódia de Cristina.
Enquanto isso, a defesa de Kirchner também pediu que o regime de visitas deixe de exigir aprovação judicial prévia. A audiência sobre essa solicitação está marcada para segunda-feira (7). A equipe jurídica da ex-presidente também recorreu contra o uso obrigatório da tornozeleira eletrônica.
Relembre:
No último dia 19 de junho, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) comentou que o presidente brasileiro tem a intenção de visitar Cristina Kirchner para prestar solidariedade após o início do cumprimento da pena.
Lula e Kirchner conversaram por telefone poucos dias antes do início da pena. "Falei [com ela] da importância de que se mantenha firme neste momento difícil", contou o presidente brasileiro. Em publicação em rede social, Lula também destacou a "maneira serena e determinada" com que Cristina enfrenta a situação.
Lula deve chegar à Argentina nesta quarta-feira (2) para participar da Cúpula do Mercosul, que será realizada entre quarta (2) e quinta-feira (3).
