Notícias

"Criamos um cardápio": Chanceler ucraniano fala sobre a "fórmula de paz" de Zelensky

"Usei deliberadamente a palavra 'cardápio', para que qualquer país possa escolher a questão na qual deseja trabalhar", declarou Dmitry Kuleba.
"Criamos um cardápio": Chanceler ucraniano fala sobre a "fórmula de paz" de ZelenskyX / DmytroKuleba

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, afirmou na quinta-feira em uma entrevista à mídia indiana NDTV que a "fórmula de paz" proposta por seu país é basicamente "um cardápio que aborda todos os principais problemas" causados pelo conflito com a Rússia.

"Criamos esse cardápio, eu uso deliberadamente a palavra 'cardápio', para que qualquer país possa escolher a questão na qual deseja trabalhar", sublinhou. 

O chanceler ucraniano detalhou que se um país, por exemplo, "quiser trabalhar na troca de prisioneiros, mas não quiser trabalhar na responsabilização dos dirigentes russos", "tudo bem". "Isso nos permite ter mais países a bordo", acrescentou. 

A "fórmula" foi rejeitada por Moscou. Recentemente, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, explicou que os autores da iniciativa combinaram "três exigências de ultimato": a retirada das tropas russas para as fronteiras de 1991, a responsabilidade da Rússia e sua obrigação de pagar reparações a Kiev, incluindo as disposições sobre alimentos, segurança nuclear, energia, ecologia e questões humanitárias, mas, ao mesmo tempo, os interesses legítimos da Rússia são ignorados.