O professor Lier Pires Ferreira, do Núcleo de Estudos do BRICS da Universidade Federal Fluminense (NuBRICS/UFF), destacou em entrevista à Toda Palavra, parceira da TV BRICS, as principais áreas de trabalho da cúpula que será realizada nos dias 6 e 7 de julho.
Ferreira avaliou as expectativas da próxima reunião como favoráveis, enfatizando sua importância para o fortalecimento da posição do grupo no cenário global.
De acordo com o especialista, a cúpula se concentrará em aspectos-chave para os países do BRICS. Do ponto de vista político, o foco será na defesa do multilateralismo e na reforma do sistema de governança global, visando aumentar a participação dos países do Sul global na tomada de decisões.
Na agenda econômica, as principais questões serão a transição para acordos mútuos em moedas nacionais, o desenvolvimento sustentável e a integração energética.
Outro tópico da reunião será a agenda social, apontou Ferreira. O especialista observou que o Brasil, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está promovendo ativamente iniciativas de integração digital e combate à pobreza e à fome.
Ferreira ainda aponta que a cúpula também poderá discutir a criação de novos mecanismos para a resolução de disputas internacionais.