
Rússia passará a produzir em série scanner digital doméstico capaz de detectar células cancerígenas

A empresa russa 'Vansel' deu início à produção em massa de seu primeiro scanner de lâminas histológicas doméstico OneCell Scan 3.0. O equipamento permite uma detecção mais rápida e precisa de doenças oncológicas em pacientes, informou a mídia na segunda-feira, 30 de junho. A 'Vansel' atua no desenvolvimento e na implementação de tecnologias de inteligência artificial para o diagnóstico de câncer.
Capaz de digitalizar até 288 lâminas histológicas ao mesmo tempo e funcionar 24 horas por dia, seu sistema classifica as imagens automaticamente e as insere em um banco de dados disponível para médicos de todo o país.

O desenvolvimento é compatível com as plataformas de saúde russas, e seu desempenho é superior ao de análogos estrangeiros, além de ser de 10 a 15% mais barato. A nova tecnologia ajudará a acelerar diagnósticos, beneficiando milhares de pacientes em todo o país.
A tecnologia de IA permite uma rápida digitalização e análise de dados, além de criar um banco especializado que pode ser acessado por uma maior quantidade de profissionais da saúde. Como resultado, o novo equipamento ajudará a automatizar o trabalho dos especialistas e a garantir diagnósticos mais precisos.
"O projeto foi concebido para colocar a Rússia entre os líderes mundiais em oncopatologia digital e ajudar os médicos a salvar centenas de milhares de vidas utilizando tecnologias de IA", afirmou Alexander Ninburg, fundador da 'Vansel'.
A introdução da inteligência artificial na medicina tem se provado de grande utilidade na realização de diagnósticos mais precoces e precisos, o que aumenta significativamente as chances de tratamento e recuperação dos pacientes.
