No último sábado (28), Pequim sediou seu primeiro campeonato internacional de futebol com robôs humanoides. A equipe THU Robotics, da Universidade Tsinghua, venceu a Mountain Sea, da Universidade Agrícola da China, por 5 a 3 na partida final, relatou a AP.
De acordo com os organizadores, cada time entrou em campo com três robôs que atuaram de forma totalmente autônoma, sem qualquer intervenção humana, utilizando estratégias baseadas em inteligência artificial.
Durante a competição, diversos robôs precisaram ser retirados de campo em macas, embora tenham sido projetados para se levantar sozinhos após uma queda.
"No futuro, poderíamos organizar que robôs joguem futebol com humanos. Isso significa que precisamos garantir que os robôs estejam completamente seguros", afirmou Cheng Hao, fundador e CEO da Booster Robotics, empresa fornecedora dos robôs utilizados no torneio.
A emissora CGTN classificou o evento como o início de "uma nova era de inteligência robótica" e destacou que a iniciativa serve como preparação para os Jogos Mundiais de Robôs Humanoides, que devem ocorrer nos próximos anos.