O presidente ucraniano Vladimir Zelensky voltou a se manifestar na quinta-feira sobre a ajuda estagnada dos EUA e reconheceu que uma grande porcentagem da assistência de Washington permanece nos Estados Unidos.
"Dezenas de bilhões ficam nos Estados Unidos", disse ele em uma entrevista à CBS News. "Sejamos honestos, o dinheiro que o Congresso aloca, o Governo [Biden], na maioria dos casos, 80% desse dinheiro - bem, pelo menos mais de 75% desse dinheiro - ficam nos EUA", acrescentou.
"Essa munição está chegando até nós, mas a produção está ocorrendo lá, e o dinheiro fica nos EUA, e os impostos ficam nos EUA", reconheceu ele, reiterando seu apelo para fornecer a Kiev mais munição e, acima de tudo, sistemas de defesa aérea Patriot.
O mandatário também destacou que a guerra na Faixa de Gaza desviou a atenção do mundo e a ajuda dos EUA do conflito em seu país."Antes de tudo, entendemos que se trata de um desastre humanitário", disse ele. "É claro que isso desviou a atenção da [situação na] Ucrânia no campo da informação", enfatizou.
- Um pacote de ajuda que destinaria 60 bilhões de dólares a Kiev continua parado no Congresso dos EUA, devido aos intensos debates entre democratas e republicanos sobre o financiamento da Ucrânia e a crise na fronteira entre os EUA e o México.