Embaixador do Azerbaijão na Rússia é convocado pela chancelaria russa por 'ações hostis' contra Moscou

O Ministério do Interior do Azerbaijão realizou uma batida na filial do meio de comunicação russo Sputnik localizada na capital do país, Baku.

O embaixador do Azerbaijão foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta segunda-feira (30) por conta das "ações hostis" de Baku contra Moscou e da detenção ilegal de jornalistas russos.

"Por razão das ações hostis de Baku e da detenção ilegal de jornalistas russos, contra os quais as autoridades do Azerbaijão não fizeram nenhuma reclamação ao longo de todos esses anos, o embaixador azeri foi convocado à chancelaria", informou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Nesta segunda-feira (30), Moscou lamentou a decisão do Azerbaijão de cancelar eventos culturais, como concertos, festivais, exposições e shows, relacionados à Rússia que estavam programados no país. Tal decisão se deu em razão da prisão de cidadãos de origem azeri na cidade de Ekaterinburgo que são suspeitos de assassinato.

"Lamentamos profundamente as decisões tomadas. É importante continuar trabalhando para explicar as razões e a natureza dos eventos que, na opinião do lado azeri, justificaram tais medidas. Acreditamos que tudo o que está acontecendo tem relação ao trabalho dos órgãos de segurança e não pode e nem deve ser motivo para tal reação", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.

No domingo (29), o Ministério da Cultura do Azerbaijão cancelou todos os eventos culturais organizados por instituições estatais e privadas russas. Além disso, a delegação parlamentar do Azerbaijão cancelou sua participação na reunião planejada em Moscou entre os membros da Milli Majlis (Assembleia Nacional do país) e a Assembleia Federal Russa sobre cooperação interparlamentar.

Paralelamente, o Ministério do Interior do Azerbaijão realizou uma batida na filial do escritório do veículo de comunicação russo Sputnik na capital do país, Baku. Embora as atividades da Sputnik Azerbaijão tenham sido suspensas desde fevereiro e que só um jornalista tenha recebido credenciamento, seus funcionários voltaram a trabalhar novamente já que não receberam qualquer proibição formal.

Segundo a mídia local, havia uma forte presença policial ao redor do prédio onde está localizada a redação da Sputnik. A sede do jornal em Moscou declarou não ter conseguido entrar em contato com seus jornalistas.