Notícias

Lavrov aponta as consequências do 'aumento catastrófico' no orçamento da OTAN

Na última cúpula da aliança, os membros do bloco concordaram em aumentar seus gastos em defesa para 5% do PIB até 2035.
Lavrov aponta as consequências do 'aumento catastrófico' no orçamento da OTANSputnik / Igor Yegorov

Os países membros da OTAN, ao concordarem com um aumento drástico nos gastos com defesa, podem arruinar seu próprio bloco militar, declarou o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

Falando a repórteres após a reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Organização do Tratado de Segurança Coletiva no Quirguistão, Lavrov comentou as declarações do Ministro das Relações Exteriores polonês, Radoslaw Sikorski, que tinha afirmado que o aumento dos gastos militares russos levaria ao colapso do país.

"Ele provavelmente prevê, já que é um grande prognosticador, que o aumento catastrófico, na minha opinião, do orçamento dos países da OTAN também levará ao colapso dessa organização", afirmou o ministro das Relações Exteriores russo.

Lavrov enfatizou que a Rússia "planeja reduzir seus gastos militares e se guiar pelo bom senso".

"E não por ameaças inventadas, como os países da OTAN, incluindo Sikorski, estão fazendo", afirmou.

  • Os membros da OTAN, com exceção da Espanha, concordaram na semana passada, em sua cúpula em Haia (Holanda), em aumentar os gastos com defesa para 5% do PIB de cada estado até 2035.
  • Na semana passada, Lavrov ressaltou que essa decisão não terá nenhum efeito considerável sobre a segurança da Rússia, mas sim sobre os bolsos dos contribuintes da UE e do Reino Unido, cujo dinheiro já foi gasto nos últimos anos para financiar o conflito na Ucrânia.