Notícias

Historiador americano revela ter descoberto local do primeiro milagre de Jesus

Durante séculos, a atual cidade de Kafr Kanna foi considerada a antiga vila onde Jesus Cristo, segundo a Bíblia, transformou água em vinho, mas vestígios encontrados em uma outra caverna refutam essa teoria.
Historiador americano revela ter descoberto local do primeiro milagre de JesusLegion-media.ru / Godong

Um historiador americano afirma ter identificado o local exato do primeiro milagre de Jesus Cristo e apresentou evidências arqueológicas que sustentam o relato bíblico, informou a Fox News.

Segundo o Evangelho de João, Jesus transformou água em vinho durante um casamento na antiga vila de Caná, na Galileia. A atual cidade de Kafr Kanna, a cinco quilômetros a nordeste de Nazaré, é tradicionalmente considerada a Caná bíblica.

Descobertas que apontam para o verdadeiro local

No entanto, o professor Tom McCollough sugere que o assentamento descrito estava no sítio arqueológico de Khirbet Qana, a 12 quilômetros de Nazaré, onde havia uma vila entre 323 a.C. e 324 d.C.

McCollough explicou que não há evidências de um assentamento em Kafr Kanna, mas escavações em Khirbet Qana revelaram espaços subterrâneos de culto datados do período bizantino até as Cruzadas (séculos V a XII).

Primeiros cristãos estiveram aqui

Nessas cavernas, foram encontradas cruzes esculpidas nas paredes, inscrições gregas com as palavras "Kyrios Iesous" ("Senhor Jesus") e outros símbolos de culto, evidências claras das primeiras peregrinações cristãs.

Em uma das câmaras, foi descoberto um altar feito com a tampa invertida de um sarcófago, uma prateleira com um grande vaso de pedra e espaço para cinco outros, lembrando as seis talhas de pedra usadas no ritual de purificação mencionado no Evangelho de João.

Khirbet Qana também guarda vestígios culturais da época de Jesus, como uma casa para estudo de textos sagrados (Beit Midrash) do período romano e moedas da revolta dos Macabeus.

"Os textos de peregrinação desse período, que descrevem o que os visitantes viram ao chegar a Caná da Galileia, se encaixam perfeitamente com o complexo de veneração que descobrimos", disse McCollough, ressaltando que as descobertas desafiam as crenças tradicionais sobre locais sagrados e ampliam o conhecimento sobre a vida de Jesus e dos primeiros cristãos.