A emissora CCTV divulgou um vídeo animado de um "míssil misterioso" chinês capaz de derrubar usinas elétricas inimigas causando "perda total de eletricidade", informou o South China Morning Post neste domingo (30).
A arma lembra bombas de grafite usadas pelos EUA para paralisar sistemas elétricos no Iraque, em 1991, e na então República Federal da Iugoslávia, em 1999.
O vídeo mostra o projétil lançado de um veículo terrestre que libera cerca de 90 submunições cilíndricas. Elas ricocheteiam ao atingir o solo, detonam no ar e ejetam filamentos de carbono que provocam curto-circuito nas linhas de energia, danificando a infraestrutura.
Segundo a mídia, o objetivo é desativar sistemas de comando inimigos por meio de apagões em uma área mínima de 10 mil metros quadrados.
Projétil misterioso
A emissora não detalhou o nome oficial nem o estágio de desenvolvimento da arma, nem se já integra o arsenal militar chinês.
O míssil tem alcance de 290 quilômetros e ogiva de 490 quilogramas, ideal para atacar subestações militares e outras infraestruturas.
Mídias chinesas apontam que o alcance do projétil, apelidado de "dark killer" ("assassino sombrio"), é semelhante ao dos mísseis antinavio CM-302 vendidos ao Paquistão, indicando que pode ser uma versão para exportação.
Um relatório da mídia asiática destaca que o surgimento do míssil representa avanço técnico importante na modernização da defesa da China, refletindo o foco no desenvolvimento de equipamentos para guerras futuras.