Notícias

Zelensky quer comprar armas dos EUA com dinheiro da Europa

"Ele precisa desesperadamente de sistemas de defesa aérea", revelou o senador democrata Chris Coons, que recentemente se reuniu com o líder do regime de Kiev.
Zelensky quer comprar armas dos EUA com dinheiro da EuropaGettyimages.ru / Andrew Harnik

A Ucrânia propôs aos Estados Unidos a compra de armas financiadas com recursos provenientes de seus aliados europeus. A informação foi revelada pelo senador democrata Chris Coons, após um encontro, nesta semana, com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, em Haia, à margem da cúpula anual da OTAN.

"[Zelensky] não está pedindo financiamento dos EUA para o fornecimento de armas, mas sim a possibilidade de comprar mais armas americanas, tendo em mente que a Europa financiará sua próxima rodada de compras", disse o político em entrevista à Fox News transmitida neste domingo. "Ela precisa desesperadamente de sistemas de defesa aérea", completou.

A Bloomberg noticiou no final de maio que líderes europeus estão considerando a possibilidade de comprar armas americanas para posteriormente fornecer à Ucrânia, atendendo assim às necessidades de Kiev.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou claro aos europeus que eles precisam reforçar seus esforços na área de segurança — tanto em relação à Ucrânia quanto à própria defesa do continente.

Dúvidas sobre a capacidade da Europa de armar Kiev

No entanto, o veículo enfatizou que os países europeus não possuem reservas de armas suficientes nem capacidade para fabricá-las no volume necessário.

O New York Times noticiou que os líderes europeus estão preocupados com a possibilidade de não conseguirem fornecer apoio militar suficiente à Ucrânia caso Trump reduza a ajuda a Kiev ou até mesmo a suspenda completamente.

Zelensky pediu aos seus parceiros ocidentais que destinem 0,25% do seu PIB para apoiar a produção de armas em seu país, afirmando que a Ucrânia faz parte da segurança da Europa.