
Protestos opositores tomam Belgrado e pedem novas eleições na Sérvia

Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (28) em Belgrado, capital da Sérvia, para exigir a dissolução do Parlamento e a antecipação das eleições presidenciais e parlamentares, previstas para 2027.
❗️Miles de personas se congregaron este sábado en Belgrado, la capital de Serbia, para exigir la disolución del Parlamento y la convocatoria de elecciones anticipadas pic.twitter.com/0QP1whOq0s
— Sepa Más (@Sepa_mass) June 28, 2025
As novas manifestações da oposição ocorrem após o governo do presidente Aleksandar Vucic recusar um ultimato emitido por grupos estudantis que pediam a dissolução do Parlamento.
O epicentro dos protestos foi a praça Slavija, na região central de Belgrado. No local, houve confrontos: manifestantes lançaram garrafas, explosivos e tochas contra as forças de segurança.
Massive protest about to erupt in Belgrade, Serbia. 🚨🇷🇸 People from all across the country are standing up against a corrupt, pro-EU government. pic.twitter.com/tGdOUlAGQT
— Global Dissident (@GlobalDiss) June 28, 2025
Os opositores haviam ameaçado com uma "desobediência civil" caso o governo ignorasse o ultimato.
A Procuradoria Superior de Belgrado pediu aos manifestantes e à população que evitem qualquer forma de violência e respeitem as normas de ordem pública.
🚨 🇷🇸⚠️ BREAKING: Clashes erupt in Belgrade, Serbia.❗️ Protesters throw bottles and stones at the police (who are standing outside the parliament)Details still emerging as tensions escalate on the ground.#Belgrade#Serbia#Protests#BreakingNews#WWIII#Europe#Clashes… pic.twitter.com/IxdifMWmeD
— Sky OSINT (@SkyOSINT) June 28, 2025
As autoridades sérvias afirmam repetidamente que os protestos fazem parte de uma tentativa de promover uma "revolução colorida" com influência externa.

"A população não precisa se preocupar: o Estado será defendido e os marginais serão levados à Justiça", disse Vucic ao ser questionado sobre os protestos.
Esta nova onda de mobilizações ocorre após oito meses de distúrbios intermitentes, iniciados com o desabamento fatal de uma marquise de concreto em uma estação ferroviária na cidade de Novi Sad, em novembro de 2024.
