Notícias

China realiza teste bem-sucedido de nave que deve levar astronautas à Lua

Simulação de emergência foi feita no deserto de Gobi e representa marco importante para as futuras missões lunares chinesas.
China realiza teste bem-sucedido de nave que deve levar astronautas à LuaXinhua

A China concluiu com sucesso, na última semana, um teste de voo de emergência com a nave tripulada Mengzhou, no Centro de Lançamento de Jiuquan, localizado no deserto de Gobi, no noroeste do país.

A operação, conhecida como "teste crítico de escape em altitude zero", foi realizada como parte do programa espacial que pretende levar astronautas à Lua até o fim da década.

O objetivo foi simular uma falha durante o lançamento. Em menos de 20 segundos, a cápsula de retorno foi ejetada da torre de escape e aterrissou com segurança por meio de um sistema de bolsas de ar.

Esse tipo de ensaio é fundamental para garantir a segurança da tripulação em situações de emergência durante o lançamento.

A nave Mengzhou pertence a uma nova geração modular de veículos espaciais da China. O modelo testado foi projetado para suportar missões lunares profundas, enquanto outra versão, com capacidade para até sete taikonautas (como são chamados os astronautas chineses), será usada em operações em estações espaciais.

"Como futura coluna vertebral dos voos espaciais tripulados da China, este veículo facilitará tanto as operações em estações espaciais quanto as missões de exploração lunar. Este teste bem-sucedido estabelece as bases técnicas essenciais para futuros pousos tripulados na Lua", afirmou a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC) em comunicado.

Esta foi a primeira simulação de escape de emergência realizada pela China desde 1998, quando o país conduzia testes com a nave Shenzhou. Com o avanço, o governo chinês reforça a meta de realizar um pouso tripulado na Lua até 2030.