
Irã alerta Trump para ter cuidado com seu tom

O governo iraniano alertou o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta sexta-feira (27), para ter cuidado com o tom ao se referir a autoridades e cidadãos iranianos se quiser chegar a um acordo com Teerã.
"Se o presidente Trump realmente quer um acordo, ele deveria abandonar o tom desrespeitoso e inaceitável em relação ao líder supremo do Irã, o Grande Aiatolá Khamenei, e parar de prejudicar seus milhões de apoiadores sinceros", escreveu o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, em sua conta no X.
O ministro das Relações Exteriores observou em sua declaração que o "grande e poderoso" povo iraniano "não tolera ameaças ou insultos".

A autoridade se pronunciou após Trump afirmar, também nesta sexta-feira, que o líder supremo do Irã "levou uma surra" durante o conflito com Israel, agora conhecido como "Guerra dos 12 Dias". Isso ocorreu depois de Ali Khamenei declarar que Teerã saiu vitoriosa dos confrontos.
"Olha, você é um homem de grande fé, um homem muito respeitado neste país. Você tem que dizer a verdade. Levou uma surra. E Israel levou uma surra. Os dois levaram uma surra", disse Trump durante uma coletiva de imprensa.
O presidente dos EUA também questionou o líder iraniano: "Por que o chamado 'líder supremo', o aiatolá Ali Khamenei, do Irã devastado pela guerra, afirmaria de forma tão descarada e imprudente que venceu a guerra contra Israel, quando sabe que sua afirmação é uma mentira, e não é?"
"Vá para o papai"
Em sua postagem, Araghchi também enfatizou que eles já haviam demonstrado ao mundo que o regime israelense "não tinha escolha a não ser recorrer ao 'papai'", referindo-se aos EUA, "para evitar ser esmagado" por seus mísseis durante o conflito.
"Se a ilusão levar a erros piores, o Irã não hesitará em revelar suas verdadeiras capacidades, o que, sem dúvida, colocará fim a qualquer ilusão sobre o poder do Irã. Boa vontade gera boa vontade e respeito gera respeito", enfatizou.
Em sua mensagem, ele destacou que a "complexidade e tenacidade" dos iranianos são bem conhecidas em seus "magníficos tapetes, tecidos após incontáveis horas de trabalho duro e paciência"; mas, como povo, sua premissa básica é muito simples e direta: "Conhecemos nosso valor, valorizamos nossa independência e nunca permitiremos que ninguém decida nosso destino".
COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.

