O presidente dos EUA, Donald Trump, em resposta à declaração do aiatolá Ali Khamenei de que Teerã saiu vitoriosa do conflito, disse na sexta-feira (27) que o líder supremo do Irã "levou uma surra" durante a famigerada "Guerra dos 12 dias" com Israel, embora tenha acrescentado que os israelenses também foram atingidos.
"Olha, você é um homem de grande fé, um homem muito respeitado neste país. Você tem que dizer a verdade. Levou uma surra e Israel também foi atingido. Ambos foram atingidos", disse o presidente norte-americano durante coletiva de imprensa.
O mandatário prosseguiu, questionando os motivos do líder iraniano declarar a vitória de seu país sobre Israel: "Por que o chamado 'Líder Supremo', o aiatolá Ali Khamenei, do Irã devastado pela guerra, afirmaria de forma tão descarada e imprudente que venceu a guerra contra Israel, quando sabe que sua afirmação é uma mentira, o que ele não sabia?".
Trump sustentou que foi "um grande momento para encerrar" as tensões. "Eles trouxeram à tona o ódio. Muito ódio. [...] Seria ótimo se eles não tivessem esse ódio. Mas, neste momento, a última coisa em que pensam são armas nucleares", afirmou.
Por fim, o presidente norte-americano disse que salvou o aiatolá Ali Khamenei de uma "morte humilhante". "Eu sabia exatamente onde ele estava se refugiando e não permiti que Israel ou as Forças Armadas dos EUA, de longe as maiores e mais poderosas do mundo, tirassem sua vida", escreveu em uma publicação na plataforma de mídia social Truth Social.