O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elogiar nesta sexta-feira (27) o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, destacando o sistema prisional adotado pelo país da América Central como um modelo eficaz de combate à criminalidade.
"Eles têm um líder fantástico. Construíram um sistema prisional extraordinário", afirmou Trump durante uma entrevista coletiva.
Ao mencionar o envio de deportados para El Salvador, Trump declarou que os indivíduos "tornam-se pessoas muito gentis" ao saber que serão enviados ao país. Segundo ele, o modelo de segurança salvadorenho é "duro, mas brilhante" e foi implantado por "um líder muito, muito bom".
A declaração foi dada após Trump ser questionado sobre por que ainda não revogou o Status de Proteção Temporária (TPS) para cidadãos de El Salvador, mesmo considerando o país um dos mais seguros do Hemisfério Ocidental. Em resposta, limitou-se a dizer: "Vamos revê-lo. Temos um ótimo relacionamento com El Salvador. Muito respeito por ele".
Elogios anteriores de Trump
Não é a primeira vez que o republicano elogia Bukele. Em abril, os dois se reuniram no Salão Oval, ocasião em que Trump destacou o "trabalho fantástico" do colega latino-americano e afirmou: "Gosto de trabalhar com você porque você combateu o crime, assim como eu".
Após o encontro, a Casa Branca chegou a anunciar que Trump estava "analisando" a possibilidade de enviar os "americanos mais violentos, atrozes e reincidentes" para El Salvador como parte de uma política migratória mais rígida.