O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (27) o rompimento imediato de todas as negociações comerciais com o Canadá.
A decisão foi divulgada por meio de sua rede social, o Truth Social, após o governo canadense informar a imposição de um imposto sobre serviços digitais que afeta empresas de tecnologia americanas.
"Fomos informados de que o Canadá, um país muito difícil para se comercial, inclusive pelo fato de cobrarem de nossos agricultores tarifas de até 400% sobre produtos lácteos, há anos, acaba de anunciar que vai impor um imposto sobre serviços digitais às nossas empresas de tecnologia americanas, o que é um ataque direto e flagrante ao nosso país", afirmou Trump.
Segundo o presidente, a medida canadense copia uma política semelhante adotada pela União Europeia, com quem os Estados Unidos também estão em tratativas comerciais. "Estão, obviamente, copiando a União Europeia, que fez o mesmo e está atualmente em negociações conosco", escreveu.
Em resposta, Trump declarou o fim imediato das conversas bilaterais com o Canadá e afirmou que o país será informado sobre novas tarifas a serem aplicadas pelos Estados Unidos.
"Com base nesse imposto ultrajante, estamos encerrando todas as discussões comerciais com o Canadá, com efeito imediato. Informaremos ao Canadá a tarifa que terão de pagar para fazer negócios com os Estados Unidos da América dentro de um prazo de sete dias".