Notícias

Trump atacaria o Irã 'sem hesitação' se enriquecimento de urânio continuar

Em meio às críticas sobre a real efetividade dos ataques que visaram as instalações nucleares iranianas, o presidente dos EUA voltou a defender os pilotos americanos que participaram da operação.
Trump atacaria o Irã 'sem hesitação' se enriquecimento de urânio continuarU.S. Marine Corps / Sgt. Peter Rawlins

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que atacaria o Irã novamente se a nação persa continuar a enriquecer urânio em seu programa nuclear.

Durante coletiva de imprensa na Casa Branca nesta sexta-feira (27), o presidente foi perguntado se atacaria novamente o território iraniano caso os relatórios de inteligência concluíssem que o Irã ainda pode estar enriquecendo urânio a um nível preocupante. Ao que ele respondeu: "Claro, sem hesitação, com certeza".

Trump também voltou a defender os pilotos americanos que recentemente atacaram o país persa e, em particular, suas instalações nucleares, em meio a críticas sobre a efetividade dessa operação.

"Nossos pilotos são incríveis. Imagine isso, a 52 mil pés de altitude, atingindo um alvo do tamanho de uma geladeira com um míssil", disse Trump.

Avaliação

Uma avaliação interna da inteligência dos EUA, citada pela mídia americana, concluiu que os ataques do último sábado contra as instalações nucleares iranianas, que ocorreram em meio ao fogo cruzado entre Tel Aviv e Teerã, conseguiram apenas atrasar o programa nuclear do Irã em cerca de seis meses.

Em resposta, o líder dos EUA declarou reiteradamente que as instalações foram completamente destruídas. "O Irã nunca reconstruirá suas instalações nucleares", prometeu Trump na terça-feira. Segundo ele, o programa nuclear do Irã "sofreu um retrocesso de anos, basicamente décadas".