
Putin: 'Ocidente apoiou o separatismo e atentados terroristas na Rússia'

O Ocidente apoia o separatismo e atos terroristas na Rússia, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, em coletiva de imprensa em Minsk, capital de Belarus, nesta sexta-feira (27) após uma reunião do Conselho Econômico Supremo Eurasiático.
"O Ocidente apoiou tanto o separatismo em nosso país, quanto este instrumento de combate contra a Rússia: o terrorismo. E ninguém quis dar atenção a um certo Estado Islâmico*, se ele opera na Rússia. E essas explosões em Moscou e tudo o mais. E isso continuou acontecendo até recentemente", declarou o presidente russo.

Putin também enfatizou que os países ocidentais seguem a filosofia de que "se for contra a Rússia, está tudo bem". "E por acaso nós não vimos isso? E todos lá entendem e enxergam isso perfeitamente bem, mas falam sobre outra coisa, falam sobre nossa agressividade. Se enxerguem," acrescentou.
Ao mesmo tempo, o presidente russo lembrou que o golpe na Ucrânia em 2013 também foi planejado e financiado por países ocidentais.
"A mesma coisa, a propósito, aconteceu na Ucrânia. E então? Do que podemos chamar aquilo que aconteceu como resultado do golpe de Estado apoiado Ocidente? Primeiro vieram e assinaram garantias entre o presidente, o governo presidencial e a oposição, depois, passados alguns dias, deram um golpe de Estado. Apoiaram e gastaram dinheiro com isso, reconheceram isso publicamente. E depois passaram a dizer que a Rússia se comporta de forma agressiva", concluiu.
* Reconhecido na Rússia como um grupo terrorista.
