Notícias

Jogador de War Thunder é banido após divulgar manual militar restrito dos EUA

Documento vazado contém instruções sobre os caças AV-8B e TAV-8B Harrier e gerou a expulsão do usuário dos fóruns oficiais do game hiper-realista.
Jogador de War Thunder é banido após divulgar manual militar restrito dos EUAGettyimages.ru / Francesco Militello Mirto

Um jogador de War Thunder, famoso simulador de combates militares, foi banido dos fóruns oficiais por levar a discussão sobre aviões um pouco além da conta. Na tentativa de vencer um debate técnico, ele postou nada menos que uma página de um manual operacional restrito da aviação dos Estados Unidos. A história foi revelada recentemente pelo UK Defence Journal.

Este incidente não é um caso isolado. Na verdade, trata-se da nona ocorrência em que jogadores, em sua busca por provar um ponto de vista, acabam divulgando documentos militares sensíveis nas discussões do jogo.

O documento em questão pertence ao manual Naval Air Training and Operating Procedures Standardization (NATOPS), que contém instruções sobre os caças AV-8B e TAV-8B Harrier, utilizados pela Marinha e pelos Fuzileiros Navais dos EUA.

Embora o manual não seja classificado como secreto, ele possui o carimbo de "Distribuição C", o que significa que sua circulação é restrita a agências governamentais dos EUA e empresas do setor de defesa. Apesar disso, alguns argumentam que esse tipo de material já circula amplamente na internet e não representa um risco significativo.

A Gaijin Entertainment, desenvolvedora de War Thunder, reiterou sua política de não permitir a divulgação de documentos protegidos em seus fóruns, enfatizando que todos os modelos do jogo são baseados exclusivamente em informações públicas e acessíveis.

Além dos aviões, já foram registrados vazamentos de dados técnicos sobre tanques, como o Challenger 2 (Reino Unido), Leclerc (França) e ZTZ-99 (China), bem como helicópteros como o Eurocopter Tiger e caças renomados, incluindo o F-16, F-15E, F-117 e o Eurofighter Typhoon.