
Líder supremo do Irã descreve o objetivo de Trump contra seu país

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quinta-feira (26) que os ataques norte-americanos às instalações nucleares iranianas tiveram como objetivo forçar a rendição do país. Segundo ele, a ofensiva revela a verdadeira natureza do confronto entre Irã e Estados Unidos.
Em vídeo divulgado dois dias após o cessar-fogo entre Teerã e Israel entrar em vigor, Khamenei citou uma declaração atribuída ao presidente dos EUA, Donald Trump. "O presidente dos Estados Unidos, em uma de suas declarações, disse: 'O Irã deve se render'", afirmou Ali Khamenei.

"Não se trata mais de enriquecimento [de urânio] ou da indústria nuclear; trata-se da rendição do Irã. É claro que essas palavras são fortes demais para o presidente americano", completou.
Segundo o líder iraniano, os diferentes argumentos utilizados por Washington ao longo dos anos revelam o verdadeiro objetivo dos EUA. "Cada vez, eles têm uma nova desculpa; às vezes, os direitos humanos, às vezes a defesa da democracia, às vezes os direitos das mulheres, às vezes o enriquecimento de urânio, às vezes a própria questão nuclear, às vezes o desenvolvimento de mísseis", afirmou.
"Insulto americano"
O líder iraniano argumentou que nenhum outro presidente norte-americano ousou falar de forma tão direta. "Nenhuma lógica racional aceita dizer a uma nação: 'Venha e renda-se'", disse ele.
"O povo iraniano precisa saber: essa é a natureza do confronto com os Estados Unidos. Este é o grande insulto que os americanos dirigiram à nação iraniana, e algo assim jamais acontecerá", concluiu.
