
Ataque israelense mata cientista nuclear iraniano e 12 membros de sua família

Mohammad-Reza Sedighi Saber, importante cientista do programa nuclear iraniano, foi morto na manhã de terça-feira (24) juntamente com vários membros de sua família em um ataque aéreo israelense contra o Irã, informa a imprensa local.

A Press TV publicou uma foto nesta quinta-feira que mostra 12 parentes do cientista — incluindo idosos, mulheres e crianças — vítimas do ataque israelense à sua casa em Astaneh-ye Ashrafiyeh, no norte do Irã.
Este ataque não é um caso isolado. Anteriormente, outro cientista nuclear, Seyyed Mostafa Sadati-Armaki, foi morto na cidade de Kashan juntamente com a esposa, três filhos (com idades entre 5 e 15 anos) e seus sogros. Durante o conflito de 12 dias entre Teerã e Tel Aviv, vários pesquisadores ligados ao programa nuclear iraniano foram mortos em circunstâncias semelhantes, muitas vezes junto com suas famílias.
'Operação Nárnia'
De acordo com uma reportagem do Times of Israel, no que foi apelidado de 'Operação Nárnia', vários cientistas nucleares iranianos foram assassinados simultaneamente. O ataque teve como objetivo enfraquecer as principais capacidades científicas do programa nuclear iraniano sem recorrer a um conflito aberto.
Os cientistas aparentemente acreditavam estar a salvo de tais ataques em suas casas, de acordo com uma alta autoridade israelense, embora Israel os monitorasse há anos. Fontes citadas pelo veículo afirmaram que vários desses cientistas foram alvos de assassinato em novembro do ano passado.
A operação utilizou uma arma especial, cujos detalhes foram proibidos de serem publicados, o que permitiu que os ataques fossem realizados de forma coordenada, sem deixar vestígios óbvios de intervenção direta.
ENTENDA O PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ LENDO NOSSO ARTIGO.
