O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, declarou na quinta-feira (25) que os ataques dos EUA às instalações nucleares do país não causaram danos significativos.
"Eles atacaram nossas instalações nucleares, o que deveria estar sujeito a processos em tribunais internacionais. No entanto, não fizeram nada significativo", disse o aiatolá em discurso televisionado.
Ali Khamenei afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, "exagerou de forma incomum ao descrever o que havia acontecido".
"Ficou claro que ele precisava desse exagero. Qualquer pessoa que ouvisse essas palavras entenderia que, por trás da superfície de tais comentários, havia outra verdade. Eles não conseguiram atingir seu objetivo e exageram para esconder a verdade e mantê-la em segredo", afirmou.
O aiatolá parabenizou seu povo "pela vitória" sobre os EUA: "O regime americano entrou diretamente na guerra porque acreditava que, se não o fizesse, o regime sionista seria completamente destruído. Entraram na guerra em um esforço para salvar aquele regime, mas não alcançaram nada", escreveu o líder supremo na rede social X.
"Também neste caso, a República Islâmica saiu vitoriosa e, além disso, deu um duro golpe nos EUA", acrescentou no pronunciamento.
- Apesar da Casa Branca ter anunciado a "aniquilação total" do programa nuclear iraniano, uma avaliação preliminar da inteligência americana concluiu que os ataques americanos às usinas nucleares do país não conseguiram destruir as instalações essenciais de seu programa atômico e provavelmente apenas o atrasaram em cerca de seis meses.
- Trump reagiu a essas supostas informações vazadas pela imprensa americana compartilhando no Truth Social declarações anteriores do secretário de Defesa, Pete Hegseth, nas quais ele afirmou que o bombardeio americano "anulou a capacidade do Irã de criar armas nucleares".
ENTENDA QUEM É O LÍDER SUMPREMO DO IRÃ E POR QUE ELE TEM MAIS PODER NO SISTEMA POLÍTICO DO PAÍS EM NOSSO ARTIGO.