Notícias

Orbán alerta para riscos de adesão da Ucrânia à União Europeia e rebate Zelensky

"É injusto esperar que qualquer Estado-Membro assuma esse risco", enfatizou o primeiro-ministro húngaro.
Orbán alerta para riscos de adesão da Ucrânia à União Europeia e rebate ZelenskyKlaudia Radecka/NurPhoto via Getty Images

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, participou na terça-feira (24) da cúpula da OTAN, realizada em Haia, onde se reuniu com líderes da União Europeia. Após o encontro, o premiê voltou a manifestar preocupação com uma possível aceleração no processo de adesão da Ucrânia ao bloco europeu, posicionando-se contra a medida e reforçando a postura cautelosa adotada por Budapeste.

O líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, destacou em suas redes sociais a importância de uma decisão unificada entre os Estados-membros da UE, afirmando que "é injusto quando uma única parte bloqueia a decisão da União".

"Com todo o respeito: a UE foi fundada para trazer paz e prosperidade aos seus Estados-membros. Aceitar um país em guerra com a Rússia arrastaria imediatamente a UE para um conflito direto", escreveu Orbán na rede social X, em resposta a Zelensky.

"É injusto esperar que qualquer Estado-membro corra esse risco", complementou o primeiro-ministro.

Nesta quarta-feira (26), o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e ex-presidente do país, Dmitry Medvedev, também expressou preocupação, afirmando que a entrada da Ucrânia na UE representa uma ameaça significativa para Moscou quanto sua eventual adesão à OTAN.