Notícias

Obama e Hillary seguem exercendo "imensa influência" na Casa Branca - Tulsi Gabbard

Ambos os políticos mencionados são lembrados por uma política externa intervencionista e belicosa.
Obama e Hillary seguem exercendo "imensa influência" na Casa Branca - Tulsi GabbardGettyimages.ru / Caroline Brehman-Pool

Mesmo não ocupando cargos na Casa Branca, Barack Obama e Hillary Clinton seguem exercendo "imensa influência nas decisões sendo feitas", afirmou Tulsi Gabbard, ex-congressista norte-americana que desfiliou-se do Partido Democrata em outubro de 2022, durante entrevista concedida esta semana. 

A política argumentou ainda que a maior parte dos funcionários que integram a Casa Branca durante a Administração Biden são as que trabalharam com o ex-presidente Barack Obama. "Quando você olha para as pessoas que estão no governo de Joe Biden, elas são as pessoas que foram os braços direitos do governo Obama, do presidente Obama e de Hillary Clinton", declarou.

No âmbito da política externa, Clinton e Obama são lembrados por uma postura belicista e intervencionista. Durante os dois mandatos do ex-presidente, inclusive, os EUA realizaram um total de 563 ataques com drones contra o Paquistão, a Somália e o Yemen, tendo assassinado de 384 a 807 civis como resultado.

Sua ex-secretária de Estado, por sua vez, é lembrada, dentre outras coisas, pelo protagonismo na mudança de regime forçada imposta contra a Líbia - algo que acabou abrindo caminho para o fortalecimento de grupos extremistas e a desestabilização do país.