Gripe aviária: 16 países retiram restrições à carne brasileira

Ministério da Agricultura destaca cumprimento dos protocolos internacionais para garantir segurança sanitária dos produtos.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta quarta-feira (24) que 16 países decidiram retirar as restrições para a importação da carne de aves brasileira, após o registro de um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul, conforme publicado pela Agência Brasil.

Integram a lista Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã. 

No dia 18 de junho, o Brasil recuperou o status de país livre da influenza aviária, após cumprir os protocolos internacionais que exigem, entre outras medidas, um período de 28 dias sem novos casos em granjas comerciais.

O Brasil é o maior exportador de frango, e a decisão representa um avanço importante para o setor, que busca retomar integralmente seus mercados internacionais.

Atualmente, 14 países e a União Europeia mantêm embargo total à exportação de carne de aves brasileira.

Outros 19 países, além do Reino Unido, restringem a importação apenas da carne proveniente do estado do Rio Grande do Sul.

Já o Catar, os Emirados Árabes Unidos e a Jordânia suspenderam a compra apenas dos produtos originários do município de Montenegro.