
'Foi sarcasmo': Trump comenta sua promessa de acabar com conflito na Ucrânia em 24 horas

O presidente dos EUA, Donald Trump,afirmou, nesta quarta-feira (25) que sua promessa de encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia em 24 horas, feita durante sua campanha eleitoral, foi sarcástica.

"É claro que foi sarcasmo", afirmou o presidente durante uma coletiva de imprensa à margem da cúpula da OTAN em resposta a um jornalista, que insistiu que o republicano já está no cargo há "5 meses e 5 dias".
Trump disse que o conflito ucraniano "é mais difícil do que as pessoas poderiam imaginar", observando que o presidente russo Vladimir Putin "tem sido mais difícil" e reconheceu que "teve alguns problemas" com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.
"E tem sido mais difícil do que outras guerras", continuou ele, destacando supostas conquistas dos EUA em outros conflitos, como o conflito Irã-Israel, Ruanda e a República Democrática do Congo, entre outros. "Nós impedimos a guerra nuclear", disse ele sobre a recente crise entre Paquistão e Índia.
Durante sua campanha eleitoral, o republicano garantiu repetidamente que acabaria com o conflito entre Moscou e Kiev em seu primeiro dia no cargo.
