
'Lutaram bravamente': elogio inesperado de Trump ao Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump, surpreendentemente elogiou o Irã, afirmando que o país "lutou com bravura" durante a recente escalada do conflito com Israel.
"Eles acabaram de sair de uma guerra. Houve uma guerra. Eles lutaram com bravura... Vão precisar de dinheiro para colocar o país de volta em forma. Queremos que isso aconteça", declarou o presidente ao responder a uma pergunta sobre se abandonaria sua campanha de "pressão máxima" contra Teerã após afirmar que a China poderia continuar comprando petróleo iraniano.

Tal questão surgiu após uma publicação de Trump em sua rede Truth Social na terça-feira, onde ele afirmou que a "China agora pode continuar comprando petróleo do Irã" e que espera "que também comprem muito dos EUA". "Foi uma grande honra para mim fazer isso acontecer!", acrescentou o mandatário americano.
Segundo o The Wall Street Journal, mesmo com as sanções impostas por Washington, 90% das exportações de petróleo de Teerã têm Pequim como destino. Tais sanções visam impedir a venda de hidrocarbonetos iranianos no exterior como uma medida de "pressão máxima" para conter o desenvolvimento da indústria nuclear da nação persa.
