Notícias

Irã afirma ter detido mais de 700 espiões israelenses nos últimos 12 dias

A maioria das prisões ocorreu nas províncias de Kermanshah, Isfahan, Juzestan, Fars e Lorestan.
Irã afirma ter detido mais de 700 espiões israelenses nos últimos 12 diasGettyimages.ru / Majid Saeedi

As autoridades iranianas informaram a captura de mais de 700 supostos espiões enviados por Israel para seu território desde 13 de junho, quando Tel Aviv lançou um ataque não provocado contra o Irã.

De acordo com relatos da mídia local, a espionagem israelense se intensificou desde o início das hostilidades, com um grande aumento em atividades como lançamento de drones suicidas, fabricação de bombas caseiras, coleta de imagens de locais militares críticos e o envio de informações ao exército israelense.

A maioria das prisões ocorreu nas províncias de Kermanshah, Isfahan, Juzestan, Fars e Lorestan. Os números exatos registrados na capital ainda não foram anunciados, mas fora relatado que mais de 10 mil veículos voadores não tripulados foram apreendidos.

  • Desde a madrugada de 13 de junho, quando Israel lançou um ataque não provocado contra o Irã, os dois países têm trocado bombardeios. 
  • O confronto entre os dois países se intensificou depois que os EUA se juntaram à operação militar contra a nação persa na noite do último sábado, atacando três importantes instalações nucleares iranianas. A intervenção americana provocou um ataque retaliatório do Irã contra a maior base militar dos EUA no Oriente Médio na segunda-feira.
  • No mesmo dia, Trump anunciou que Tel Aviv e Teerã haviam concordado com um cessar-fogo. Posteriormente, as autoridades dos dois países confirmaram a declaração do presidente americano.