Notícias

Fast food na adolescência pode causar sequelas no cérebro, aponta estudo

A pesquisa, publicada no ScienceDirect, indicou que uma dieta rica em gorduras trans e açúcares nessa fase da vida afeta a memória e o aprendizado de forma duradoura ou até permanente.
Fast food na adolescência pode causar sequelas no cérebro, aponta estudoGettyimages.ru / LauriPatterson

O consumo frequente de fast food na adolescência pode causar alterações no cérebro e comprometer de forma duradoura a memória e a capacidade de aprendizado, aponta estudo recente publicado no site ScienceDirect.

"O ambiente alimentar moderno apresenta alimentos de fácil acesso e altamente palatáveis, com altos níveis de gordura, açúcar e sal, frequentemente comercializados diretamente para adolescentes. Esses ingredientes geralmente aumentam a vontade de comer, ignorando os controles regulatórios normais", afirma o levantamento.

A ingestão excessiva de produtos calóricos e com baixo valor nutricional nessa fase afeta o desenvolvimento das funções neurocognitivas, em especial no córtex pré-frontal.

O consumo precoce de alimentos gordurosos e açucarados também compromete a estrutura e o funcionamento do hipocampo, o que reduz a capacidade de aprender e armazenar informações.

Segundo os autores do estudo, mesmo que uma dieta equilibrada seja adotada na vida adulta, parte dos efeitos negativos causados pela má alimentação na adolescência pode não ser revertida, especialmente se ocorrer em períodos críticos do desenvolvimento cerebral.