
Donald Trump é indicado ao Nobel da Paz

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Buddy Carter, deputado da Câmara dos Representantes dos EUA, que chamou o papel do presidente no acordo de cessar-fogo entre Irã e Israel de "extraordinário e histórico", informou a Fox News na terça-feira (24).

"A influência do presidente Trump foi fundamental para forjar um acordo rápido que muitos acreditavam ser impossível. O presidente Trump também tomou medidas ousadas e decisivas para deter as ambições nucleares do Irã", escreve Carter em sua carta, apresentando a proposta.
Trump, por sua vez, foi rápido em comemorar a notícia e compartilhou a nota em sua rede social Truth Social.
Vale ressaltar que uma indicação ao Nobel não garante a seleção e, de acordo com o site do prêmio, atualmente há 338 candidatos para o Prêmio Nobel da Paz de 2025.
Trump e o cessar-fogo Irã-Israel
O presidente dos EUA anunciou um cessar-fogo entre Irã e Israel na segunda-feira (23), que foi posteriormente confirmada por Tel Aviv e Teerã.
"Israel e Irã concordaram plenamente com um cessar-fogo total (em aproximadamente seis horas, quando ambos os países tiverem concluído suas missões finais) por 12 horas", anunciou o presidente dos EUA em sua rede social Truth Social, parabenizando as partes envolvidas.
- Horas após a declaração da trégua, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que dois mísseis haviam sido lançados do território iraniano e interceptados.
- Teerã, por sua vez, informou que nenhum míssil foi lançado e descreveu as acusações de Tel Aviv como "falsas". Representantes iranianos também acusaram Tel Aviv de violar a trégua.
- Posteriormente, Trump acusou os dois lados de violar o cessar-fogo e pediu que ele fosse mantido.
COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.
