Notícias

Reino Unido: o poder da China é um 'fato inescapável'

Londres reafirmou que Pequim é um parceiro vital, ressaltando que congelar relações "não é uma opção".
Reino Unido: o poder da China é um 'fato inescapável'Gettyimages.ru / Leon Neal

O ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, ressaltou nesta terça-feira que "o poder da China é um fato inescapável", garantindo que congelar relações com Pequim "não é uma opção". 

"A China é o nosso terceiro maior parceiro comercial e a segunda maior fonte de estudantes internacionais das nossas universidades. A China continuará a ocupar um papel vital no apoio ao crescimento seguro do Reino Unido", afirmou.

As declarações ocorrem em meio a uma reavaliação britânica sobre as relações entre os dois países, buscando equilibrar interesses econômicos e segurança nacional, informou a Associated Press. Para isso, um relatório foi realizado, com muitos de seus detalhes sendo mantidos sob sigilo por motivos de segurança.

O documento qualifica a China como um "desafio geoestratégico", mas também um agente fundamental para abordar temas-chave na agenda global, como mudanças climáticas, saúde, e estabilidade econômica. "Buscaremos uma relação comercial e de investimento que apoie um crescimento resiliente e seguro, e impulsione a econômia do Reino Unido", afirmou o governo.

Contudo, Londres também alegou que "os casos de espionagem da China, interferência em nossa democracia e enfraquecimento de nossa segurança econômica aumentou nos últimos anos", e que tais posicionamentos serão considerados na sua política de segurança.