Trump: 'O Irã nunca reconstruirá suas instalações nucleares'

O presidente dos EUA havia reiterado anteriormente que as instalações nucleares iranianas atacadas por aviões de guerra dos EUA haviam sido 'completamente destruídas'.

"O Irã nunca reconstruirá suas instalações nucleares", prometeu o presidente dos EUA, Donald Trump, na terça-feira.

As declarações foram feitas após os EUA se juntaram a Israel em sua ofensiva contra o Irã na semana passada, com ataques a três instalações nucleares - Natanz, Isfahan e Fordo.

Na segunda-feira (23), a Casa Branca confirmou que as instalações nucleares atacadas haviam sido "completamente destruídas".

O que o Irã e a AIEA dizem?

Por sua vez, o Centro Nacional de Segurança Nuclear do Irã informou que "após o ataque criminoso dos EUA às instalações nucleares de Fordo, Natanz e Isfahan, que é contrário à lei internacional", ele realizou "as investigações necessárias sobre a possibilidade de espalhar a contaminação nuclear ao redor das instalações".

Após as investigações, eles disseram que nenhuma evidência de contaminação foi encontrada como resultado de medidas anteriores. Além disso, a existência de uma ameaça para as pessoas que vivem nas proximidades das instalações foi descartada.

A agência de notícias iraniana IRNA publicou imagens de vídeo da fábrica de Fordow em uma tentativa de mostrar que a instalação não sofreu danos graves após o bombardeio dos EUA. “Parece que não houve ataque", disse o repórter da agência.

Enquanto isso, o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Raphael Grossi, afirmou ao Conselho de Governadores da organização que crateras aparentemente causadas por munições geotérmicas foram encontradas nas instalações de Fordo, a principal instalação de enriquecimento de urânio de 60% do Irã. Entretanto, o funcionário esclareceu que ainda não foi possível avaliar totalmente a extensão da destruição subterrânea.