
Trump: todos os aviões israelenses devem voltar para casa depois de darem um 'tchauzinho de piloto' amigável ao Irã

Na terça-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfatizou que "Israel não vai atacar o Irã" e garantiu que todas as aeronaves com bandeira israelense "voltarão para casa após darem 'um tchauzinho de piloto' amigável ao país persa".
O presidente fez o anúncio por meio de sua conta na mídia Truth Social, onde garantiu que "ninguém sairá machucado" para reiterar o pedido de cessar-fogo entre Israel e Irã. A mensagem de Trump vem após ele emitir uma severa advertência a Tel Aviv, acusando os israelenses de violar a trégua.

A mídia israelense informou que o presidente dos EUA conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após repreendê-lo publicamente.
Na terça-feira, Trump pediu que a nação judaica se abstivesse de "lançar bombas" e não violasse a trégua acordada com o Irã. "Israel. Não jogue essas bombas. Se vocês fizerem isso, será uma violação grave. Tragam seus pilotos para casa agora!" - escreveu o presidente americano no Truth Social esta manhã.
Cessar-fogo entre Irã e Israel
Tel Aviv e Teerã anunciaram um cessar-fogo na terça-feira em meio a uma guerra crescente entre os dois países que começou após Israel lançar um ataque não provocado contra instalações nucleares e militares iranianas em 13 de junho.
O Secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã anunciou em declaração a "imposição de um cessar-fogo ao inimigo sionista", acrescentando que as forças armadas do país persa "responderam com bravura exemplar, esmagando todos os atos malignos do inimigo".
Tel Aviv anunciou que havia aceitado a proposta de um cessar-fogo bilateral "uma vez que os objetivos da operação foram alcançados e em total coordenação" com o presidente dos EUA.
