Notícias

Chefe do Estado-Maior de Israel ameaça 'responder com força' ao Irã

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Israelenses, Eyal Zamir, ameaçou: "em resposta à grave violação do cessar-fogo pelo regime iraniano, responderemos com força". O Irã, por sua vez, nega ter violado a trégua.
Chefe do Estado-Maior de Israel ameaça 'responder com força' ao IrãForças de Defesa de Israel (IDF)

O general das Forças de Defesa de Israel (IDF), Eyal Zamir, ameaçou retomar os ataques contra o Irã: "Em resposta à grave violação do cessar-fogo pelo regime iraniano, responderemos com força".

Por aproximadamente nove horas, as IDF alegam ter repetido ataques de mísseis iranianos em solo israelense.

Nesta manhã, as forças israelenses afirmam que seu exército interceptou e destruiu mais de 15 drones lançados por Teerã durante a noite.

Enquanto isso, caças da Força Aérea israelense atacaram dezenas de alvos em Teerã durante a noite, disparando mais de 100 projéteis. Entre os alvos atingidos estavam a sede da Sepand, centro de desenvolvimento de tecnologias e materiais de guerra do Irã, e danos ao setor industrial.

Segundo o exército de Israel, locais de produção e fundição de mísseis, fábricas que produzem mísseis de defesa aérea e outros componentes, laboratórios químicos relacionados ao setor nuclear e oficinas de montagem e produção de drones também foram bombardeados.

  • Nesta terça-feira (24), Tel Aviv e Teerã anunciaram um cessar-fogo em meio à escalada da guerra entre os dois países, que começou após Israel lançar um ataque não provocado às instalações nucleares e militares iranianas em 13 de junho.
  • O Secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã anunciou em uma declaração a "imposição de um cessar-fogo ao inimigo sionista", acrescentando que as forças armadas do país persa "responderam com bravura exemplar, esmagando todos os atos malignos do inimigo".
  • As autoridades iranianas também descreveram os resultados de sua operação contra Israel como "uma vitória que forçou o rival a lamentar e aceitar a derrota e interromper unilateralmente sua ofensiva".
  • Tel Aviv também anunciou que aceitou a proposta de cessar-fogo bilateral "após cumprir os objetivos da operação e em total coordenação" com o presidente dos EUA, Donald Trump.

COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.