Trump: 'Tenho que fazer com que Israel se acalme agora'

O presidente americano se pronunciou respondendo à pergunta de um jornalista sobre a situação no Oriente Médio.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24) que tanto Israel quanto o Irã violaram o cessar-fogo anunciado horas antes. Ele expressou frustração com a decisão de Tel Aviv de continuar sua ofensiva militar e garantiu que tentaria mediar a situação.

"Preciso acalmar Israel agora", disse o presidente aos jornalistas antes de partir para a cúpula da OTAN em Haia.

Trump enfatizou que "não estava satisfeito" com o ataque israelense, sugerindo que este foi causado por um "míssil que não caiu em lugar nenhum" após a declaração do cessar-fogo. "Também não estou satisfeito com o Irã", acrescentou.

"Vou ver se consigo impedir, OK?", declarou o presidente, referindo-se à nova escalada após a violação do acordo.

"Basicamente, o que temos são dois países que lutam há tanto tempo e com tanta intensidade que não entendem mais que mer** estão fazendo", concluiu Trump antes de embarcar no helicóptero.

Cessar-fogo entre Irã e Israel

Tel Aviv e Teerã anunciaram um cessar-fogo na terça-feira em meio a uma guerra crescente entre os dois países que começou após Israel lançar um ataque não provocado contra instalações nucleares e militares iranianas em 13 de junho.

O Secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã anunciou em declaração a "imposição de um cessar-fogo ao inimigo sionista", acrescentando que as forças armadas do país persa "responderam com bravura exemplar, esmagando todos os atos malignos do inimigo".

Tel Aviv anunciou que havia aceitado a proposta de um cessar-fogo bilateral "uma vez que os objetivos da operação foram alcançados e em total coordenação" com o presidente dos EUA.