O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou descontentamento ao afirmar que Irã e Israel estão em conflito já há tanto tempo que já não fazem ideia do que estão fazendo.
O republicano afirmou que tanto o Irã quanto Israel violaram o cessar-fogo. Antes de embarcar no helicóptero a caminho do aeroporto para a cúpula da OTAN em Haia, Trump declarou que não está "feliz" com nenhum dos países.
Trump dirigiu suas críticas especialmente contra Israel, com o qual ele disse estar muito insatisfeito. "Israel, assim que fizemos o acordo, eles saíram e jogaram um monte de bombas como eu nunca vi antes. O máximo que já vimos. Não estou feliz com Israel", afirmou Trump.
"Basicamente, o que temos são dois países que estão lutando há tanto tempo e com tanta força que nem entendem que mer** estão fazendo", concluiu ele antes de embarcar no helicóptero.
Ambos os lados alcançaram todos os seus objetivos
Autoridades iranianas confirmaram nesta terça-feira (24) que concordaram com um cessar-fogo com Israel em meio às tensões entre os dois países, que pioraram depois que Tel Aviv lançou um ataque não provocado às instalações nucleares e militares iranianas em 13 de junho.
O Secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã anunciou em uma declaração a "imposição de um cessar-fogo ao inimigo sionista", acrescentando que as forças armadas do país persa "responderam com bravura exemplar, esmagando todos os atos malignos do inimigo".
As autoridades iranianas também descreveram os resultados de sua operação contra Israel como "uma vitória que forçou o rival a lamentar e aceitar a derrota e interromper unilateralmente sua ofensiva".
Tel Aviv também anunciou que aceitou a proposta de cessar-fogo bilateral "após cumprir os objetivos da operação e em total coordenação" com o presidente dos EUA, Donald Trump.
COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.