Putin: o bloco do BRICS agora tem 10 Estados
O bloco do BRICS agora tem 10 países, o que "atesta a crescente autoridade da associação e seu papel nos assuntos mundiais", disse o presidente russo, Vladimir Putin, na segunda-feira, em conexão com o início da presidência russa da organização.
Putin detalhou que o bloco recebeu como novos membros plenos o Egito, a Etiópia, o Irã, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. "O BRICS está atraindo cada vez mais apoiadores e Estados com ideias semelhantes que compartilham os princípios subjacentes às suas atividades", disse ele.
De acordo com o líder russo, o BRICS se baseia na "igualdade soberana, no respeito pela escolha do próprio caminho de desenvolvimento, na consideração mútua de interesses, na abertura, no consenso, na aspiração de formar uma ordem mundial multipolar e um modelo justo do sistema financeiro e comercial mundial, na busca de soluções coletivas para os problemas mais graves".
Nesse contexto, Putin assegurou que a presidência russa do BRICS será exercida sob o lema "fortalecimento do multilateralismo para o desenvolvimento global equitativo e a segurança".