Se Israel e Irã realmente conseguiram chegar a um acordo sobre um cessar-fogo, isso só pode ser bem-vindo, declarou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, nesta terça-feira (24).
Peskov lembrou que Moscou pediu desde o início uma solução diplomática para o conflito, destacando que o Kremlin espera que a o cessar-fogo seja "sustentável".
Cessar-fogo entre Israel e Irã
Nesta terça-feira (24), Tel Aviv e Teerã anunciaram um cessar-fogo em meio à escalada do conflito entre as duas nações, que começou depois que Israel lançou um ataque não provocado às instalações nucleares e militares iranianas em 13 de junho.
O Secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã anunciou em um comunicado que impôs um cessar-fogo, acrescentando que as Forças Armadas do Irã responderam com coragem exemplar, reprimindo todos os atos malignos do inimigo.
Autoridades iranianas descreveram os resultados de sua operação contra Israel como "uma vitória que forçou o rival a se arrepender e aceitar a derrota e interromper unilateralmente sua ofensiva".
Tel Aviv também anunciou que aceitou a proposta de cessar-fogo bilateral "após o cumprimento dos objetivos da operação e em total coordenação" com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Trump também anunciou que Teerã e Tel Aviv concordaram com um cessar-fogo, que já entrou em vigor, e pediu a ambos os lados que não o quebrem.
COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.