O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (23) que o cessar-fogo entre Israel e Irã, anunciado unilateralmente por ele, "vai durar para sempre".
Em entrevista por telefone à NBC News, o presidente classificou o anúncio da trégua como "um dia maravilhoso para o mundo".
"É um grande dia para os Estados Unidos. É um grande dia para o Oriente Médio. Estou muito feliz por ter conseguido cumprir minha tarefa", afirmou.
"Muita gente estava morrendo e a situação só iria piorar. Isso teria derrubado todo o Oriente Médio", acrescentou.
Ao ser questionado sobre a duração do cessar-fogo, Donald Trump respondeu: "Acredito que o cessar-fogo é ilimitado. Vai durar para sempre". O presidente dos Estados Unidos enfatizou que o conflito terminou completamente e disse não acreditar que Israel e Irã voltarão a "atirar um no outro".
Governo de Teerã não confirma trégua
Um funcionário de alto escalão iraniano afirmou que considera os comentários dos Estados Unidos e de Israel como um "engano" destinado a justificar ataques aos interesses do Irã.
Segundo declarou à emissora CNN um alto funcionário da República Islâmica, o Irã não recebeu qualquer proposta oficial de cessar-fogo e não vê motivos para aceitá-la.
"Neste exato momento, o inimigo está cometendo agressões contra o Irã, e o Irã está prestes a intensificar seus ataques de retaliação, sem dar ouvidos às mentiras de seus inimigos", afirmou.
COMO IRÃ E ISRAEL CHEGARAM AO CONFRONTO DIRETO APÓS QUATRO DÉCADAS DE TENSÃO? ENTENDA EM NOSSA LINHA DO TEMPO.