Notícias

Microsoft adverte sobre personagens femininas "excessivamente curvilíneas" em videogames

A empresa de tecnologia pede que os desenvolvedores de jogos sejam mais inclusivos com seus personagens e evitem estereotipá-los.
Microsoft adverte sobre personagens femininas "excessivamente curvilíneas" em videogamesGettyimages.ru / Charles McQuillan

A Microsoft divulgou uma lista de sugestões para os desenvolvedores de videogames, pedindo que evitem criar personagens femininas com "proporções corporais exageradas".

A empresa de tecnologia aponta que grande parte dos videogames não tem personagens "que se alinham com o consumidor" de "comunidades marginalizadas" ou de mercados fora dos EUA, onde se passa a maior parte de seus roteiros.

Nesse contexto, a empresa convidou os desenvolvedores a refletirem sobre a introdução de "barreiras de gênero" em seus projetos: se as personagens femininas são "iguais em habilidade e capacidade" às masculinas e se estão equipadas com "roupas e armaduras que correspondam às suas tarefas". Além disso, devem pensar se seus personagens masculinos são capazes de demonstrar "uma gama completa de emoções, como alegria, tristeza e vulnerabilidade".

Por fim, recomendou que sejam mais inclusivos, não apenas em termos de gênero, mas também de raça e orientação sexual, mas que seus personagens não sejam estereotipados.